A Clicksoftware, uma das principais fornecedoras de soluções móveis para gerenciamento de equipes em campo de operadoras de telecomunicações, adicionou uma ferramenta de consciência contextual a seu aplicativo. Batizada de "Click Butler", ou "Mordomo Click", a solução consiste em agregar elementos de inteligência artificial para enviar alertas ou sugestões de ações ao técnico em campo com base em informações de fontes diversas, inclusive externas aos sistemas da empresa.

Um exemplo seria sugerir uma alteração no roteiro de ordens de serviço de um técnico porque a previsão é de chuva forte no local onde está instalada a antena que ele vai consertar. Tal sugestão é feita automaticamente pelo sistema, sem qualquer intervenção humana. Outro exemplo: ao acompanhar o deslocamento do técnico pelas ruas da cidade em direção à casa de um cliente onde fará um atendimento, o sistema pode sugerir ligar para o cliente para avisar que o técnico está chegando. "Temos algumas companhias realizando testes com essa solução. Entendemos que ela se encaixaria bem para operadoras de telecomunicações", comenta Stephen Timms, presidente de vendas da Clicksoftware nas Américas, que esteve esta semana no Rio de Janeiro e conversou com MOBILE TIME.

Criados em HTML5 com a plataforma Phonegap, os apps da Clicksoftware se propõem não apenas a gerir o roteiro de ordens de serviço de técnicos em campo, mas a prover informações que os auxiliem a realizar um atendimento mais personalizado, importando dados sobre o histórico do cliente, por exemplo, a partir da integração com a plataforma de CRM da empresa.

Números

Os aplicativos da Clicksoftware são usados hoje por mais de 700 mil técnicos de mais de 250 empresas ao redor do mundo. Os setores de telecomunicações e utilities respondem por aproximadamente 75% da sua receita anual mundial. Entre os principais clientes do setor de telecom estão a Deutsche Telekom, com 24 mil técnicos; a DirectTV, com 16 mil; e a Telstra, com 7 mil. No Brasil, Oi e Nextel são os primeiros clientes da Clicksoftware. Na Oi, cerca de 10 mil técnicos já utilizam soluções da empresa e até 2015 serão 30 mil. Outra operadora latino-americana que utiliza os apps da Clicksoftware é a Tigo.