O VouD (Android, iOS) e a Scoo (Android, iOS) lançaram nesta semana uma parceria para instalar estações fixas de aluguel de patinetes elétricos. Haverá instrutores no local, para ensinar os usuários como andar no veículo. E cada patinete alugado será acompanhado de um capacete. Localizadas em quatro ruas da região da Berrini e da Vila Olímpia, bairros da zona sul e zona oeste de São Paulo, as estações devem conferir mais segurança aos usuários no uso do modal.

A entrada dos instrutores não é a novidade, pois a estação da Scoo no prédio da BandTec – próximo à Avenida Paulista – já contava com instrutores em seu começo, em 2018. O que é novo aqui é o fato que o usuário aluga o patinete com um capacete em uma estação fixa, tendo que devolvê-lo em outra estação fixa. Ou seja, ao final da corrida, a pessoa não deixará o veículo em um ponto aleatório para ser alugado por outra pessoa ou para ser recolhido pela Scoo.

Além disso, o acesso ao patinete neste formato (fixo) é feito apenas por meio do app da VouD, que é controlado pela Autopass. Até então, o aplicativo, que tem mais de 400 mil downloads, era conhecido por outras funções de mobilidade urbana, como recarga de Bilhete Único e comparação de preços em apps de transporte (99, Uber, Cabify e Wappa).

Como funciona

Após baixar o app da VouD, o usuário vai a uma das estações fixas (avenida engenheiro Luis Carlos Berrini, 105; rua Gomes de Carvalho, 1996 – próximo à estação Vila Olímpia, da CPTM; avenida Faria Lima, 4300; e rua Fidêncio Gomes, 419) e escolhe o patinete. Por meio do app, ele abre a câmera do celular para ler o QR Code e liberar o acesso ao veículo. Em seguida, o instrutor explica como usar o equipamento e dá o capacete ao consumidor. O usuário paga R$ 4,30 por 15 minutos (valor da passagem de ônibus em São Paulo) e R$ 0,45 por minuto adicional.