| Publicada no Teletime | O ministro das Comunicações, Fabio Faria, reuniu-se nesta quarta-feira, 9, com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, em Washington. Na ocasião, o executivo anunciou que foi aprovado US$ 2 bilhões de crédito para o Brasil.

Metade desse valor será para utilizar em programas de digitalização de inclusão digital. Já o crédito US$ 1 bilhão foi liberado para o programa de conectividade da Amazônia. Esses recursos sairão do fundo do BID para desenvolver projetos sustentáveis na região.

Claver-Carone destacou que a conectividade e a transformação digital é uma das agendas prioritárias do banco. Fabio Faria disse que o governo brasileiro tem como prioridade levar Internet para as pessoas que mais precisam do serviço. “Precisamos levar Internet para conectar as pessoas que precisam estudar, trabalhar”, disse Faria na reunião.

O encontro contou ainda com a presença dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ambos os parlamentares têm acompanhado o ministro em todas as reuniões e mesmo em publicações institucionais nas redes sociais.

Na reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o ministro das Comunicações voltou a falar que o leilão do 5G seria uma das iniciativas que reduzirá o gap digital que existe no Brasil. “Nós temos hoje no Brasil 40 milhões de pessoas sem Internet. E com o leilão do 5G é uma oportunidade para levar Internet para essas pessoas”, disse Fabio Faria.

“Queremos trabalhar junto com o ministro Fabio Faria, com os senadores e com o presidente Bolsonaro e sua equipe para ampliar a conectividade no Brasil. Essa é uma grande oportunidade de firmarmos uma parceria entre o governo brasileiro e o BID”, afirmou o presidente do BID.