Webex

[Matéria atualizada em 10/06/2021 para detalhar os números de chamadas e de participantes] A Cisco apresentou nesta quarta-feira o novo logo da Webex (Android, iOS), a plataforma de videoconferência da empresa comprada 14 anos atrás por US$ 3,2 bilhões. Com o rebranding, a companhia também anunciou o lançamento do Webex Suite, para o trabalho híbrido com novas funcionalidades. De acordo com a Cisco, atualmente são 650 milhões de participantes em reuniões por mês usando a solução e são realizadas 6 bilhões de chamadas pelo Webex por mês.

Slido, por exemplo, é incorporado à ferramenta de videoconferência após a aquisição da empresa pela Cisco e tem a intenção de promover interações com a audiência e mantê-la engajada na plataforma. A solução pode ser usada para que respondam a um questionário, por exemplo. Para isso, é inserido um QR Code na tela e o usuário deverá usar a câmera do celular para acessar as perguntas. Atualmente, a aplicação oferece ferramentas de meeting, telefonia, mensageria, para grandes eventos e o Slido. De acordo com a empresa, o app móvel inclui as ferramentas de chat, chamadas telefônicas, entre outras. Para a reunião, o aplicativo puxa outro app, o Webex Meetings (Android iOS), e ambos trabalham juntos para oferecer outras funcionalidades.

O Slido vem para ajudar, como um complemento. A gente sabe do desafio que é manter as pessoas envolvidas numa videoconferência. E o Slido tem um caminho de mão dupla, para engajar a audiência”, diz Marcelo Moreira engineering leader na América Latina da Cisco.

Entre as novidades inseridas na plataforma está também a redução de ruídos externos. A inteligência artificial do programa é capaz de bloquear o som de um teclado e de vozes ao redor, por exemplo. “A tecnologia é capaz de focar no principal speaker”, complementa Sérgio Polizer.

A ferramenta conta ainda com um sistema de tradução simultânea do inglês para outras 108 línguas e 11 línguas também podem ser traduzidas para o inglês, entre elas, o português.

O Webex também pode ser usado para eventos para até 10 mil participantes com funcionalidades como chat, perguntas e respostas e todos os recursos de integração de uma reunião. E, o Webcast mode pode receber até 100 mil pessoas, mas oferece menos funcionalidades. A novidade chega depois do anúncio da intenção de compra da Socio, plataforma de gestão de eventos fim a fim.

Durante evento reservado a jornalistas nesta quarta-feira, 9, a Cisco também reforçou que o Webex é uma plataforma com criptografia de ponta a ponta.

“Todas as funcionalidades rodam numa plataforma que tem uma série de recursos de segurança, com criptografia fim a fim em todos os tipos de interação”, reforçou. “Mandar mensagem pelo Webex, compartilhar arquivo também são funções criptografadas”, explica Moreira.