Está disponível para usuários brasileiros mais um app para atualização dos contatos telefônicos na agenda do celular, visando o acréscimo do nono dígito em todos os números celulares de São Paulo (DDD 11) a partir de 29 de julho. Trata-se do "9Dígito", desenvolvido para iOS, Android e Blackberry pela Abacomm. O aplicativo está sendo vendido por US$ 0,99. Parte da receita líquida obtida com os downloads será revertida para o Instituto Pró Criança Cardíaca.

Além de acrescentar o nono dígito aos celulares dos contatos paulistanos, o app pode incluir o código de longa distância da operadora preferida do usuário. Antes de qualquer mudança, o "9Dígito" analisa a agenda de contatos do telefone e informa quantos números estão sem DDD, quantos têm o DDD 11 e quantos estão sem uma operadora de longa distância definida, estimando em seguida quanto tempo o usuário levaria se fizesse as alterações manualmente. O usuário pode optar por acrescentar o nono dígito aos contatos locais (o que serve para aqueles que vivem em São Paulo e não incluem o DDD na agenda). Simultaneamente ao ajuste, o app realiza um backup da agenda original, caso o consumidor queira recuperá-la no futuro.

Uma das vantagens do "9Digito" é estar preparado para realizar quaisquer novas trocas na agenda exigidas pela regulamentação no futuro, mediante atualização do app. "Tínhamos uma demanda por parte de clientes corporativos por essa solução e aí decidimos criar uma versão genérica para o grande público, disponibilizando nas lojas de apps", explica Ulisses Campos, diretor executivo da Abacomm.

O "9Digito" se soma ao "SP+9", outro app brasileiro com a mesma proposta, sobre o qual Mobile Time publicou matéria em maio.