Marcus Garcia é VP de produtos da FS. Crédito: divulgação FS Security

A plataforma Ensina (Android, iOS) nasceu há cerca de quatro anos como um serviço de valor agregado para as operadoras oferecerem a seus clientes. De SVA, a ferramenta de educação cresceu e, atualmente, além do mercado B2B2C, a empresa também opera no B2C. Durante o distanciamento social causado pelo novo coronavírus, a FS Security – uma empresa desenvolvedora de produtos e serviços em segurança digital –, responsável pelo app, registrou um aumento de 11% de novos usuários no começo da pandemia, entre março e abril, na comparação com fevereiro e março. Para o VP de produtos da FS, Marcus Garcia, o período serviu para muitas pessoas se atualizarem e procurarem uma recolocação no mercado.

“Percebemos o fit grande da necessidade de pessoas trabalhado de casa e desempregadas com o que poderia ser ofertado no app. Para ajudar, oferecemos centenas de milhares de licenças para o uso do Ensina por três meses grátis e isso acelerou a aquisição de novos usuários”, explica. Atualmente, a plataforma tem entre 15 e 20 mil usuários ativos, ou seja, fazendo cursos.

Ao todo, o Ensina oferece cerca de 150 cursos e seus conteúdos são fruto de uma parceria com o iPED, plataforma de cursos online. Eles são divididos em cursos livres, de especialização ou qualificação, em gestão e negócios, entre outros segmentos. São todos curtos, com duração média de 3 horas, sendo cada aula com tempo máximo de 4 minutos. “São cursos pensados principalmente para o usuário pré-pago”, explica Garcia, lembrando as origens do Ensina.

Ao entrar na plataforma o usuário deve selecionar os temas de seu interesse. Entre eles estão: desenvolvimento pessoal, direito, estilo de vida e tecnologia. Em seguida, deve escolher os cursos. Entre os títulos há: Inglês para Atendimento, Beleza e Estética, Tecnologia, Comunicação para Vendas, Planejamento e Gestão de Carreira, todos ministrados por especialistas.

Modelo de negócios

Como SVA, o Ensina pode ser adquirido dentro das principais operadoras do País (Claro, TIM, Oi e Vivo) por meio de pacotes semanais (média de R$ 3,90) ou mensais (por volta de R$ 12,90). No modelo B2C, o preço promocional está em R$ 8,90 por item. E, no período da assinatura, o usuário pode realizar todos os cursos disponíveis que desejar.

Curiosidades

Em um levantamento feito a partir do business intelligence do aplicativo Ensina, a plataforma detectou os cursos mais procurados nesse momento. Cerca de 800 usuários estão aproveitando para ampliar o conhecimento, enquanto quase 600 querem avançar na carreira e outros 400 pretendem se capacitar para conquistar um emprego. Entre os cursos oferecidos pelo Ensina, o mais acessado é Inglês para atendimento, seguido por atendimento ao cliente e automaquiagem.