Micro, pequenos e médios empreendedores brasileiros ainda não usam todo o potencial do meio digital e dos dispositivos móveis. Uma em cada três PMEs usa uma mídia social ou um outro aplicativo para se comunicar com seus clientes e para ofertar produtos e serviços. As mídias sociais mais usadas são WhatsApp e Facebook. Os dados são da pesquisa realizada pela Americas Market Intelligence (AMI) em parceria com a Visa, e mostra que 88% dos empresários usam as versões digitais de seus bancos, mas apenas 10% aceitam pagamentos online e a maior porcentagem de pagamentos das vendas pela Internet ainda é feita por meio de transferências eletrônicas (50%) e por débito (45%).

A pesquisa também aponta que, em relação a vendas, 50% deles realizam pagamentos com cartão e 62% das PMEs têm um terminal POS, mas a preferência de receber ainda é pelo dinheiro (93%).

Metodologia

A AMI realizou 400 entrevistas telefônicas com proprietários de pequenas e médias empresas no País. As entrevistas foram realizadas entre julho e agosto de 2018, e tiveram em média 60 minutos de duração. Foram entrevistados proprietários, gerentes ou principais contadores dessas empresas, dos segmentos de comércio (65%), indústria (35%) e serviços (26%). Como base de comparação, foram definidos como PMEs: Microempresas (de 1 a 10 empregados), Pequena (de 11 a 25) e Média (26 a 150 funcionários). A AMI também entrevistou empresários de outros países da América Latina, totalizando 1.418 entrevistas.