A Sony finalizou a compra do streaming de desenhos e séries animadas asiáticas Crunchyroll (AndroidiOS). Na operação realizada nesta segunda-feira, 9, o conglomerado de mídia pagou US$ 1,1 bilhão pelo serviço de vídeo sob demanda, antes controlado pela AT&T.

Com presença em mais de 200 países, o serviço tem 5 milhões de assinantes, mas serve 120 milhões de consumidores com seu modelo gratuito. Além de filmes e séries, o Crunchyroll oferece mobile games, mangás (quadrinhos), merchandise, eventos e distribuição de materiais.

A compra foi apresentada em dezembro do ano passado, mas sua conclusão foi feita nesta segunda-feira. A operação ocorreu por meio da Funimation, uma joint-venture da Sony Music do Japão com a Sony Pictures.

Com o Crunchyroll, a Sony espera expandir a distribuição de suas obras e ficar mais próxima dos criadores desse tipo de conteúdo e com seus consumidores. Por sua vez, a AT&T usará o dinheiro para reduzir os seus débitos, que não são poucos.

Vale lembrar, a AT&T fundiu Discovery e Warner, segue a expansão global do HBO Max e investe pesado no 5G com compra de frequências e equipamentos nos Estados Unidos. No segundo trimestre de 2021, os gastos operacionais da AT&T subiram 11%, de US$ 37 bilhões para US$ 40 bilhões.