O número de consumidores no mundo que compram produtos por meio de dispositivos móveis deve aumentar 50% nos próximos dois anos, de acordo com levantamento da Juniper Research. A consultoria projeta que o contigente de usuários do comércio móvel — ou m-commerce, como também é chamado — passará de 393 milhões neste ano para 580 milhões até o fim de 2014. Dentro de cinco anos, a estimativa é que o valor das transações anuais de m-commerce atinjam US$ 730 bilhões.

Segundo o relatório, as transações do varejo online por meio de tablets e smartphones já são superiores às realizadas através de desktops e laptops. O forte crescimento, segundo a Juniper Research, é resultado da maior confiança dos consumidores no uso de dispositivos móveis, tanto como conteúdo de navegação quanto como meio de pagamento.

Apesar disso, o estudo aponta que o crescimento continua a ser limitado devido ao fato de a maioria dos sites ainda não serem adpatados à navegação móvel e não permitiram a realização de compras. Além disso, as preocupações com a segurança nas transações online representam outro obstáculo para o aumento do número de usuários.