O conceito de mobilidade chegou à área fiscal, ao menos no município de São Paulo, onde a prefeitura anunciou o lançamento de um site móvel que permite a emissão de nota fiscal eletrônica a partir de smartphones e tablets.Trata-se de uma nova funcionalidade no sistema da Nota Fiscal Paulistana, lançado há cinco meses com o objetivo de estimular os contribuintes a pedir o documento fiscal quando da contratação de serviços na capital paulista. A nova ferramenta permite que qualquer prestador de serviço da capital – pessoa jurídica, profissional autônomo ou liberal – emita a nota fiscal pelo serviço prestado na hora, sem qualquer complicação ou burocracia.

O prefeito Gilberto Kassab aproveitou a cerimônia de entrega dos prêmios do terceiro sorteio da Nota Fiscal Paulistana, realizada na quinta-feira, 8, para anunciar o lançamento da solução. “Essa é uma ferramenta que vem se somar às outras já implantadas na capital e que melhoram a qualidade e eficiência da arrecadação de tributos”, comentou. A aplicação é considerada uma revolução na dinâmica da emissão de notas fiscais. Além de dispensar o uso de computadores e impressoras, envia um e-mail ou mensagem via SMS para o contribuinte logo após a solicitação da nota fiscal.

Outra funcionalidade é que permite a visualização, em um mapa, de 310 mil prestadores de serviços do município de São Paulo cadastrados no programa Nota Fiscal Paulistana. O localizador aponta os estabelecimentos por ramo de atividade, calcula as rotas para os prestadores mais próximos, a pé e de carro, refaz as trajetórias de acordo com alteração do ponto de partida e apresenta a localização no mapa, com o georreferenciamento do estabelecimento.

A aplicação pode ser acessada pela internet na forma de site móvel e em breve poderá ser baixada de graça na App Store e no Android Market.