Contrariando os boatos sobre o fim dos celulares BlackBerry, a Onward Mobility, empresa que detém a licença de fabricação da marca, confirmou que continua com planos para lançar a versão 5G do device. Em comunicado, a companhia norte-americana citou o escritor Mark Twain para dar um recado claro na última sexta-feira, 7: “Ao contrário da crença popular, não estamos mortos”.

O boato sobre o fim do BlackBerry aconteceu a partir do último dia 4 de janeiro, com o encerramento do suporte ao sistema operacional, o BlackBerry 10, que estava em dispositivos antigos da empresa – fabricados até 2015.

Na nota, a Onward afirmou que o ano de 2021 foi desafiador e enfrenta dificuldades para receber peças. Disseram também que ficaram um longo período em silêncio – o que alimentou os rumores –, mas pretendem trazer mais informações nos próximos meses sobre o lançamento do smartphone BlackBerry 5G com teclado.

Importante recordar, a BlackBerry saiu do mercado de handsets em 2016 e repassou os direitos de fabricação para a TCL, que, por sua vez, abandonou o projeto em 2020 para focar em sua própria marca – a companhia também deixou de fabricar celulares com a marca Alcatel. No mesmo ano, a Onward Mobility obteve os direitos em uma parceria de fabricação com a FIH Mobile, da Foxconn.

Fora do mercado de smartphones, a BlackBerry tem concentrado seus esforços em ser uma companhia de segurança mobile. Mais recentemente, voltou a lucrar e fechou terceiro trimestre de 2021 com uma receita líquida de US$ 74 milhões, ante um prejuízo de US$ 144 milhões um ano antes.

Vale lembrar, um ano antes de deixar de fabricar smartphones, a BlackBerry parou de usar o seu próprio OS em prol do Android, a partir do smartphone Priv.