A Virgin Mobile entrou em operação no Chile nesta terça-feira, 10. O país é o primeiro da América Latina a oferecer os serviços da operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que atua há anos em outros continentes, especialmente na Europa. Seu foco é o público jovem, com idade entre 18 e 34 anos, o que fica claro ao se visitar o site da empresa, cujo design e linguagem são "descolados", completamente diferentes de qualquer operadora móvel convencional. Esteticamente, lembra bastante a MTV.

A opção pelo público jovem também transparece nos pacotes, cuja ênfase está mais em dados e SMS do que em voz. Não há contrato. A Virgin vende apenas SIMcards pré-pagos, mas dá ao usuário a opção de escolher entre diferentes tipos de pacotes de minutos, Megabytes de tráfego de dados e mensagens de texto.

Chama a atenção também os benefícios extras oferecidos aos assinantes. Há desde entradas para shows e boates de rock, até descontos em estúdios de tatuagem e em compras em lojas da Adidas.

Segundo a empresa, outro diferencial será o seu atendimento aos assinantes, que pretende ser mais qualificado que aquele prestado por operadoras tradicionais e, provavelmente, será feito na mesma língua da juventude.

Análise

Uma MVNO precisa se diferenciar para conquistar clientes. Navegando pelo site, a impressão é que a Virgin não está vendendo apenas uma linha telefônica, mas um estilo de vida. Se efetivamente conseguir se comunicar com o público jovem, é possível que tenha algum sucesso. Mas suas tarifas precisam ser competitivas, porque esse é um nicho extremamente sensível a preço.