Contrariando as expectativas do mercado, o Google não lançará seu cartão de crédito e débito físico no Google I/O, conferência para desenvolvedores que acontecerá na semana que vem.  A notícia foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo site All Things D, mas ainda se espera que sejam divulgadas no evento atualizações do Wallet, serviço de pagamento por NFC (Near Field Communication) do Google.

O cartão físico fazia parte da estratégia da companhia em ampliar e aprofundar seu banco de dados sobre as preferências dos consumidores, estendendo-se para o consumo offline. De acordo com o site, o Wallet estaria sendo prejudicado pela dependência da tecnologia de NFC, ainda restrita a alguns modelos de smartphone. O presidente da divisão do Wallet na companhia, Osama Bedier, foi desligado recentemente, mas não se sabe se esse afastamento foi a causa ou a consequência do cancelamento do anúncio do cartão físico.

O site All Things D atribui o adiamento do lançamento do cartão a Larry Page, CEO do Google, que não teria ficado satisfeito com o resultado dos testes realizados com o cartão físico. A aposta do Google não teria potencial competitivo e não traria grandes inovações, com uma abordagem conservadora.