Entre as novidades do iOS 7, nova versão do sistema operacional móvel da Apple apresentada nesta segunda-feira, 10, há algumas relacionadas diretamente à descoberta e ao gerenciamento de aplicativos. A principal e mais esperada é a atualização automática de apps, ponto em que a plataforma da Apple estava defasada em relação ao Android. Até então, os usuários precisavam entrar na loja e selecionar manualmente quais apps gostariam de atualizar.

A mudança mais criativa, contudo, é a busca de apps pela localização do usuário. Com o iOS 7, a loja de aplicativos vai passar a sugerir títulos relacionados ao local onde o usuário se encontra. Por exemplo: se estiver perto do Louvre, em Paris, aparecerão na primeira página da loja sugestões de títulos relacionados ao museu. Isso não acontece hoje em nenhuma outra loja de aplicativos.

Outra novidade é a organização dos games e aplicativos infantis de acordo com a idade indicada para a criança.

Multitasking inteligente

Merece destaque também o fato de que a capacidade de executar múltiplas tarefas do iPhone ficou mais inteligente. A possibilidade de rodar por trás estará disponível para qualquer aplicativo, não mais apenas para os de música ou de VoIP. Porém, seu uso será feito de forma inteligente pelo sistema operacional, que dará essa possibilidade somente aos apps mais utilizados pelo usuário, para que não haja consumo excessivo de bateria ou dados.