Em breve será lançado um jogo mobile de realidade aumentada e geolocalização de um dos maiores sucessos dos games e da TV: Pokémon Go. O site The Verge teve acesso às primeiras telas do jogo que terá versões para iOS e Android, além de um wearable desenvolvido para uso no pulso e para completar tarefas.

Gratuito, o game usa a parte de realidade aumentada para as batalhas. Nelas, os usuários devem se encontrar em um local estipulado pelo jogo para uma "luta" que será travada pelos pokémons escolhidos pelos gamers. No caso da captura das personagens, não é necessária uma batalha ou busca, basta ir até um local indicado e clicar na tela usando a Great Ball (conhecida no Brasil como ‘Pokebola’). O wearable, um pingente para ser usado no pulso, será pareado com o celular por Bluetooth e avisará os usuários por LED ou vibrações para avisar sobre tarefas que devem ser completadas, itens ou pokémons que devem ser coletados por perto, sem tirar o celular do bolso.

Assim como acontece em versões para outros games, os usuários têm como objetivo capturar os pokémons (personagens que são a base do jogo). Ao todo, 100 pokémons estarão disponíveis no lançamento do app, cuja data ainda não está definida. Testes beta do Pokémon Go estão acontecendo no Japão, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A Niantic, desenvolvedora do jogo e parceira da Nintendo (dona da marca Pokémon), planeja fazer um lançamento global.