Durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 10, para apresentar a equipe de médicos que deve partir para o Líbano, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse que cogita a demarcação das areias das praias cariocas com reserva do espaço pelos banhistas por meio de um aplicativo. Apesar de as praias estarem cheias nos fins de semana, a prefeitura ainda não liberou a permanência das pessoas na areia.

A notícia saiu no jornal O Globo e o Mobile Time procurou a prefeitura para entender melhor o funcionamento do aplicativo e quando ele estaria disponível. Porém, sua assessoria informou que a medida ainda está em estudos pelo município. De acordo com a Secretaria de Comunicação Governamental da prefeitura, há apenas um projeto em estudo. A expectativa é de que o prefeito divulgue mais informações ainda nesta semana.

Na coletiva, Crivella disse que as pessoas poderão tanto reservar um espaço na areia no momento em que chegarem como pelo aplicativo. A medida tenta evitar as aglomerações que estão acontecendo nas praias cariocas durante os fins de semana e conter a disseminação do novo coronavírus.

O banho de mar foi permitido no dia 31 de julho, durante o anúncio da quinta fase de flexibilização. A medida, que não estava prevista para esta etapa, foi antecipada. No entanto, ainda não é permitida a permanência na areia.