A IBM finalizou nesta quinta-feira, 10, a aquisição da Apptio, empresa de automação e gerenciamento de gastos em nuvem, após receber as aprovações dos reguladores. A transação foi avaliada em US$ 4,6 bilhões.

A companhia adquirida possui 1,5 mil clientes que usam suas soluções para gerenciar os gastos em tecnologia de nuvem e direcionar seus investimentos para a transformação digital.

A proposta é que a combinação dos produtos Apptio e do portfólio de automação de TI da IBM dará às empresas uma plataforma completa de gerenciamento de tecnologia – e seus gastos –, permitindo otimização e automação de decisões em seus ambientes de TI.

No momento, os clientes da IBM poderão usufruir da primeira integração já feita com os produtos da Apptio com ofertas de Cloudability e Turbonomic. Enquanto a primeira fornece às organizações os dados, insights e recomendações necessárias para entender e evitar o desperdício de seus gastos com nuvem, a segunda solução gera decisões de otimização que podem ser automatizadas para fornecer mais elasticidade da nuvem.

Segundo a IBM, a ferramenta de Cloudability permite uma economia de custos em nuvem de 30%. Já o Turbonomic, promete uma melhora nos investimentos em nuvem em 33% e recuperação de 30% do tempo de engenharia.