A Estrela Digital, parceria entre a fabricante brasileira de brinquedos Estrela e o Grupo.Mobi, vai criar jogos digitais multiplayer cujas partidas poderão ser disputadas via WiFi, bluetooth ou web entre pessoas com dispositivos de plataformas diferentes. Até o Natal será lançada uma loja com a marca para iOS. E ao longo de 2012 a Estrela Digital levará seus games para Android (celulares e tablets), Blackberry, Facebook, Chrome e até mesmo TVs conectadas. "Sim, teremos essa interjogabilidade, permitindo que a Estrela Digital seja um verdadeiro agregador de games e jogadores. Obviamente que alguns jogos poderão sofrer restrições de devices devido às características de cada um", explica o diretor de novos negócios do Grupo.Mobi, João Carvalho. O executivo acrescenta que existe a intenção de desenvolver games digitais que possam interagir com suas versões físicas, sejam tabuleiros ou brinquedos reais.

Inicialmente, serão adaptados para o mundo digital clássicos da Estrela. Os primeiros títulos serão "Pula Macaco", "Caixa Encaixa", "Cilada", "Cara a Cara", "Banco Imobiliário" e "Jogo da Vida". Mas também está nos planos criar games totalmente novos, assim como licenciar títulos nacionais e estrangeiros.

Joint-venture

A Estrela Digital nasce como uma parceria de negócios entre a Estrela e o Grupo.Mobi, cada uma com 50%. Dentro desse projeto estão incluídos a marca e todos os jogos digitais criados daqui em diante. "Dependendo da evolução do projeto, temos previsto a abertura de uma empresa ao longo de 2012", relata Carvalho.