A Comissão Europeia afirmou nesta terça-feira, 10, que a Amazon estaria usando dados internos de seus vendedores independentes para obter vantagens injustas no mercado. Desta forma, a Amazon se tornou, pela segunda vez, alvo de investigação do órgão regulador europeu, que pretende avaliar as práticas de e-commerce da empresa.

Segundo a Comissão, a empresa americana estaria usando informações sigilosas de vendedores, como números de pedidos e receita, por exemplo, em benefício próprio. Uma estratégia é usar esses dados para reduzir seus preços, obtendo vantagens nas vendas, e minando a competição.

De acordo com Margrethe Vestager, vice-presidente da área de competição da Comissão, em sua conta no Twitter, “documentos mostram que há evidências que a Amazon teria abusado ilegalmente de sua posição dominante como marketplace para competir com pequenos comerciantes”.

A Amazon se pronunciou informando que discorda das acusações e que “vai continuar a fazer um esforço para garantir o entendimento correto dos fatos”. “Nenhuma empresa se preocupa mais ou fez mais pelos pequenos negócios durante as duas últimas décadas do que a Amazon”, informou a companhia, em reportagem publicada pela CNBC.