Em um artigo publicado na quinta-feira, 9, Jennifer Newstead, vice-presidente e conselheira geral do Facebook, afirmou que a FTC (Federal Trade Commission) e os Estados acompanharam por muito tempo a compra e o investimento da plataforma nos aplicativos Instagram e WhatsApp – e que, somente agora, decidiram que erraram. “Além de ser um revisionismo histórico, não é assim que as leis antitruste deveriam funcionar. Nenhum agente antitruste norte-americano jamais abriu um caso como esse antes”, escreveu.

A FTC anunciou nesta quarta-feira, 9, que processou o Facebook, alegando que a empresa mantém ilegalmente o monopólio de mídias sociais por meio de um longo curso de conduta anticompetitiva.

Jennifer Newstead disse que a concorrência é algo que enfrenta em todos os aspectos em seu negócio. “Isso era verdade antes mesmo das aquisições do Instagram e do WhatsApp e continua sendo verdade até hoje. Com tantos concorrentes, nossos clientes podem, a qualquer momento, escolher mudar para outro produto ou serviço – e às vezes eles mudam. As ações judiciais ignoram essa realidade.”

Ela segue o texto dizendo que a FTC estava certa ao autorizar a aquisição do Instagram e WhatsApp pelo Facebook, há oito anos. “Quando o Facebook comprou o Instagram, ele tinha cerca de 2% dos usuários que tem hoje, apenas 13 funcionários, nenhuma receita e praticamente nenhuma infraestrutura própria. Naquela época, como agora, novas empresas podiam entrar no mercado com facilidade e ganhar força com os usuários. A transação não tornou nenhum mercado menos competitivo. Com o WhatsApp não foi diferente.”

Newstead finaliza seu artigo defendendo as leis dos Estados Unidos que incentivam a concorrência e a inovação. “Tivemos sucesso porque fizemos apostas arriscadas, investimos, inovamos e entregamos valor às pessoas, anunciantes e acionistas. Operamos e continuamos a operar em um espaço altamente competitivo. Nossas aquisições têm sido boas para a concorrência, boas para os anunciantes e boas para as pessoas”.