O inverno na América do Norte com temperaturas que ficam abaixo do 0ºC fizeram o Uber baixa os preços de suas corridas em cem cidades dos Estados Unidos e Canadá. Apenas em Toronto nesta segunda-feira, 11, a previsão do tempo é de – 6ºC, enquanto em Nova Iorque é de 1ºC.

No hemisfério norte, essa época do ano é conhecida como “January Blues” (na tradução livre, “Janeiro Triste”). Os consumidores ficam em casa para evitar o rigoroso frio e novos gastos no cartão de crédito – já estourado com as compras de fim de ano.

O Uber diz que a ideia é fazer com que os seus consumidores “saiam de casa” e evitem não só a tristeza, mas o trânsito e o gasto com seus próprios carros. Além disso, o intuito é aquecer o mercado para os seus motoristas, que veem o número de corridas cair fortemente.

Este é o terceiro ano que a empresa do aplicativo de caronas aplica o desconto no mês de janeiro. O Uber afirma que em cidades como Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte, os motorista registraram ganhos acima de 20% em janeiro de 2015 ante um corte de preço a 29%.