Para quem mora no Rio de Janeiro, o carnaval já começou há pelo menos duas semanas, com os primeiros blocos desfilando nas ruas. Daqui em diante, até a quarta-feira de cinzas, há centenas de outros agendados. Por isso, para quem quiser curtir o carnaval ou fugir dele, é fundamental ter em mãos a programação dos blocos de rua. Uma boa opção para essa finalidade é o app O Globo Carnaval (Android, iOS). Ele traz a lista de blocos organizada por dia e horário, junto com informações essenciais, como percurso e localização no mapa. É possível buscar um bloco por nome, bairro ou data.

Um dos diferenciais do app é o botão "eu vou", que registra os blocos que o folião pretende ir. A informação é marcada na agenda do celular e compartilhada com amigos via Facebook e WhatsApp. Para não esquecer, uma notificação é enviada uma hora antes de o bloco sair. Além disso, o app informa na lista de blocos o número de pessoas confirmadas para cada um, o que serve de indicador de popularidade. Senti falta apenas de dados sobre as características de cada bloco, já que há propostas muito diferentes no carnaval de rua do Rio, desde blocos tradicionais com marchinhas até bloco com músicas dos Beatles.

Há ainda uma seção com notícias sobre o carnaval, providas pelo Globo. E outra com informações sobre o desfiles das escolas do grupo especial na Sapucaí, incluindo ordem de apresentação, horário e samba-enredo de cada uma. Dentro dessa seção, há uma aba para acompanhar a apuração em tempo real, na quarta-feira de cinzas.

Vale destacar que o app está disponível não apenas na App Store e na Google Play, mas também em outras duas lojas Android: Galaxy Apps e Amazon (veja links abaixo).

O aplicativo é gratuito, com exibição de publicidade. A abertura de um pop-up no navegador do celular logo que o app é iniciado incomoda um pouco, mas não é impeditivo para baixá-lo e aproveitar seu conteúdo.

Link para download na App Store

Link para download na Amazon App Store

Link para download na Google Play

Link para download na Galaxy Apps