A Samsung apresentou seu segundo modelo de smartphone dobrável, o Galaxy Z Flip. Ele usa um novo tipo de vidro ultrafino e dobrável, com tecnologia proprietária da Samsung, e uma sistema de dobradiça embutida que usa uma camada de fibras de nylon que evita a entrada de poeira no aparelho. A empresa informa que sua tela pode ser aberta e fechada 200 mil vezes.

Quando fechado, o Z Flip tem um formato quadrado, mais ou menos do tamanho de uma carteira, e permite o acesso à câmera frontal para selfies, além de  exibir notificações em um pequeno visor.

Quando aberto, sua tela é de 6,7 polegadas. Um dos diferenciais do aparelho é que ele funciona aberto em diferentes ângulos, como um laptop. Isso viabiliza, por exemplo, a captura de imagens colocando o terminal apoiado sobre uma superfície, dispensando o uso de um tripé.

Além disso, o Z Flip oferece uma nova interface para aplicativos, com a tela dividida em duas: a metade superior serve para visualizar conteúdo e a inferior, para interação. Alguns aplicativos, como YouTube, já criaram versões otimizadas para essa funcionalidade do aparelho, batizada de Flex Mode.

Quem comprar o aparelho ganhará um assinatura promocional do YouTube Premium.

Especificações

O Z Flip tem câmera frontal de 10 MP com ângulo de abertura de 80 graus e duas câmeras traseiras de 12 MP cada com ângulos de abertura de 123 e 70 graus. Ele tem 8 GB de memória RAM, 256 GB de memória interna e processador octacore de 64 bits e 7nm. O aparelho vem com bateria dupla de 3,3 mil mAh.

O novo smartphone da Samsung não é 5G. Sua conexão máxima na rede móvel é LTE Cat 16 (4G). Tampouco é compatível com Wi-Fi 6, mas com Wi-Fi ac. Ele vem com o sistema Android 10. Usa nano-SIMcard e eSIM.

O Z Flip começará a ser vendido no Brasil a partir de 11 de março pelo preço de R$ 8.999,00. Quem se interessar, já pode fazer um pré-registro no site da Samsung. No exterior o aparelho custa US$ 1.380, com venda a partir de 14 de fevereiro.