O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Anatel, a Oi e a Marinha do Brasil inauguraram no domingo, 10, a nova base de telecomunicações na Antártica, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Trata-se na verdade de uma atualização da infraestrutura dos sistemas de telecom no local por meio de uma renovação do acordo entre a Marinha e a Oi de 2006 (prorrogado em 2018 por mais cinco anos), cuja atualização foi intermediada pelo MCTIC com a Anatel.

A modernização vai permitir 20 vezes maior capacidade de transmissão de dados, além de oferecer cobertura móvel 4G e TV por satélite na EACF. O MCTIC diz que isso servirá aos cientistas e pesquisadores não apenas para fins pessoais, mas também para a transmissão de imagens de pesquisas e informações, incluindo observações atmosféricas que podem reduzir as consequências de eventos meteorológicos severos no Brasil.

Para celebrar a modernização da estrutura de telecomunicações da estação, foi realizada uma cerimônia nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto, durante a qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, se conectou à estação na Antártica por meio de videoconferência.