O regulador britânico de competição e mercado, CMA, abriu uma investigação para avaliar o Jedi Blue, um acordo feito por Google e Meta para controlar leilões online de palavras e controlar o preço das campanhas. De acordo com documento divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, 11, a análise tem como objetivo averiguar a possibilidade de as duas empresas terem infringido a lei e deve durar até dezembro deste ano.

“Nós estamos preocupados que Google se uniu à Meta para colocar obstáculos no caminho de competidores que oferecem serviços de publicidade em display online para marcas e empresas”, disse Andrea Coscelli, chefe executivo do órgão do Reino Unido. “Se uma companhia tiver o controle absoluto em um certo segmento, será difícil para startups e pequenos negócios entrarem neste mercado – além de reduzir as opções dos consumidores”, completa.

A CMA lembra que há processos similares que analisam a conduta de Google e Meta na Comissão Europeia e em diversos estados norte-americanos encabeçado pelo Texas. Com isso, os britânicos se comprometem a trabalhar junto dessas outras investigações independentes.

Além disso, o Google ainda passa pelo escrutínio do regulador sobre um possível uso de sua posição de líder do mercado para ganhar vantagens ante seus competidores nesses leilões online.

Outros casos em análise pelo órgão de competição e mercado são: