Autorretrato de Nik Neves

Nik Neves é o novo ilustrador das matérias do Mobile Time. Seus desenhos acompanharão as matérias do site ao longo de 2024, dando prosseguimento a uma tradição iniciada em 2021 de a cada ano escolher um novo artista para emprestar seus traços ao jornalismo do Mobile Time. Antes dele participaram do projeto: Anaiaiá (2021), Cecília Tangerina (2022) e La Mandarina Dibujos (2023).

Nik é brasileiro e reside em Berlim. Seu estilo combina várias técnicas, como ferramentas digitais, colagens e pintura. Ele já ilustrou inúmeros livros, mapas e videoclipes. Seu trabalho é reconhecido em publicações sobre artes, como “Illustration now! 5” (TASCHEN Alemanha 2014), “Mind the Map” (GESTALTEN, Alemanha, 2015) e “All about Maps” (Sandu, China). Já recebeu diversos prêmios, incluindo um Leão de Bronze em Cannes.

É graduado em Artes Visuais pela UFRGS e Publicidade pela PUCRS. Fez pós-graduação em ilustração na EINA (Universidad Autónoma de Barcelona), além de se especializar em tipografia, lettering e quadrinhos na SVA (School of Visual Arts) em Nova Iorque.

Entre 2013 e 2016 foi um dos organizadores da feira de publicações independentes Parada Gráfica. Em 2018 foi um dos curadores da exposição MAGMA, dentro do festival de quadrinhos Fumetto, em Lucerna, na Suíça.

Veja abaixo algumas das ilustrações produzidas por Nik Neves exclusivamente para Mobile Time.