A Visa anunciou nesta terça-feira, 11, que se juntou ao Paypal e Venmo, serviço americano de pagamento móvel adquirido pelo Paypal, para o projeto piloto do Visa+, que facilita transferências entre diferentes aplicativos que oferecem pagamentos digitais. Trata-se de um mecanismo de interoperabilidade, usado para simplificar as transações, para que os usuários não precisem mudar de app e criar diferentes contas para este processo.

Nos Estados Unidos, os usuários poderão fazer transferências entre contas do Paypal e Venmo. Isso será possível criando um endereço virtual customizável que pode ser associado às contas nas plataformas. Não será necessário um cartão da Visa para isso.

Participam também dessa etapa inicial do projeto as instituições financeiras DailyPay, i2c, TabaPay e Western Union. Novos casos de uso serão desenvolvidos por meio dessas parcerias, como a facilitação de pagamentos a trabalhadores de plataformas, criadores de conteúdo digital e marketplaces.

Carteiras digitais, bancos digitais e outras plataformas terão interoperabilidade por meio do Visa+, nos Estados Unidos. Para utilizar, o usuário precisa definir um payname, como se fosse um nome de usuário, associado aos pagamentos, no aplicativo que preferir, dentre os participantes. Por meio desse nome, será possível realizar as transferências.

Parceiros selecionados oferecerão os serviços a consumidores americanos no fim de 2023. O serviço deve se tornar amplamente disponível em meados de 2024.