A Rede Record (Android e iOS) apresentou na última terça-feira, 10, uma nova funcionalidade para seu perfil no Twitter que, em breve, permitirá ao usuário transmitir ao vivo parte de sua programação por meio do microblog, o primeiro do gênero no Brasil. Em parceria com a rede social, o canal de TV aberto utilizará a API “Watch With Twitter” para fazer as transmissões.

Com a API, a Record poderá enviar notificações push aos usuários, postar mensagens em tempo real durante a transmissão e publicar cards para download de seu aplicativo. “Nós acreditamos que o uso da API vai aumentar a participação no programa, mas também deve aumentar o número de downloads de apps”, explicou Danny Farias, gerente de tecnologia da Record/R7, durante apresentação de sua plataforma na sede do Twitter em São Paulo.

Em conversa com o MOBILE TIME depois de o evento terminar, Farias disse que apenas parte da programação – conteúdos produzidos pela Record em sua maioria – poderão ser transmitidos pelo Twitter para serem vistos em tablets, smartphones e computadores. O modelo é similar às transmissões que os canais de TV dos Estados Unidos farão com dez jogos da liga de futebol norte-americano, a NFL, a partir da temporada 2016/2017.

O executivo da rede de TV explica que atualmente o seu aplicativo tem aproximadamente 1,2 milhão de usuários ativos por mês, média de 5 mil downloads mensais e um total de 2,5 milhões de downloads em sua história com menos de um ano. Hoje, 69% dos usuários do Twitter utilizam a rede social para falar sobre programas de TV, o que pode gerar um aumento dos downloads do app da Rede Record, mas Farias evitou fazer uma projeção.