A praticidade, a casualidade, a melhora na velocidade da Internet são alguns dos motivos que mantiveram o smartphone entre os dispositivos mais usados para se jogar entre os brasileiros. De acordo com 6ª edição da Pesquisa Game Brasil 2019, 83% dos gamers brasileiros jogam em seus smartphones, sendo o dispositivo móvel a plataforma mais usada, seguida por videogames (48,5%) e notebooks (42,6%). Mas o celular é também é o meio preferido, com 45,3%, seguido por videogames (26,5%), e PCs (12,8%). O estudo feito pelo Sioux Group, a Blend News Research e a ESPM, ouviu 3.251 mil usuários no Brasil e, neste ano, também entrevistou 1.859 jogadores de países da América Latin (México, Argentina, Colômbia e Chile), totalizando 5,110 mil pessoas.

Vale frisar que dos usuários ouvidos, 66,3% dizem que jogam independentemente da plataforma.

“Houve uma mudança ao longo dos anos na questão do jogar com a entrada forte de celulares e tablets. Hoje em dia, os smartphones estão nas mãos de todos, a velocidade da Internet melhorou e, por esse conjunto de fatores, o smartphone se transformou na plataforma mais prática. Podemos jogar na fila do banco, no ônibus. É só sacar o celular e começar a jogar. Outro ponto importante é a possibilidade que os desenvolvedores passaram a ter de publicar seus jogos nas lojas de aplicativos, que são abertas a todos, algo impossível quando falamos de jogos para consoles [na pesquisa identificados como videogames] ou PCs, já que eles precisam de um grande publisher para publicar. Houve uma democratização do processo e o jogo está disponível para todos”, explicou Danilo Parise, diretor de marketing e produto do Sioux Group.

Os números da pesquisa corroboram o que Parise explicou. Para os entrevistados, ao escolher os motivos de suas preferências, os usuários dizem que é por conta da praticidade (29%), acesso [ter sempre à mão] (28%), poder jogar em qualquer lugar (28%), ser acessível (21%) e pela qualidade de imagem (18%). Há uma clara relação entre o jogo em mobile e a comodidade, portanto.

O documento revela ainda que os jogos móveis são territórios dos casual gamers, ou jogadores casuais. Eles representam 58% dos entrevistados e jogam em seus smartphones até três vezes por semana, somando de 1h a 3h por semana, e compram até três jogos por ano.

Em contraponto ao gamer casual, a pesquisa identificou o hardcore gamer (pessoa que gosta muito de jogar e joga mais frequentemente) como um usuário de consoles de videogames (42%), que jogam mais de três vezes por semana, com partidas que duram em média 3h; e compram mais de 10 jogos por ano.

“O celular não é apenas a plataforma mais usada, mas a preferida dos jogadores casuais. E os desenvolvedores e publishers para consoles e PCs estão atentos a isso. Tanto é que muitos dos jogos lançados ultimamente são multiplataforma e podem ser jogados em smartphones. Essa é uma maneira de permitir o hardcore gamer de jogar no dispositivo móvel e ter essa experiência”, disse Parise.

América Latina

O estudo teve um recorte para outros países da América Latina pela primeira vez. Ouvindo usuários de México, Colômbia, Argentina e Chile, a pesquisa mostra que os smartphones também são os dispositivos favoritos para jogar, com 81% das respostas. Videogame ainda aparece com 33% e tablet, 20%.