É senso comum no mercado de tecnologia que os usuários de iPhone seriam mais fiéis do que aqueles que têm aparelhos Android. Contudo, uma pesquisa realizada pela Consumer Intelligence Research Partners (Cirp) com 4 mil norte-americanos ao longo dos últimos dois anos revela um cenário diferente: a lealdade é praticamente igual entre os dois grupos. Na verdade, é até um pouco maior entre aqueles com smartphones Android.

Entre o terceiro trimestre de 2013 e o segundo trimestre de 2015, a pesquisa acompanhou as mudanças de telefone da amostra selecionada. Entre aqueles que tinham Android, 82% escolheram outro Android como seu novo telefone; 16% migraram para iOS; e 2% foram para Windows Phone. Enquanto isso, no grupo que tinha iPhone, 78% adquiriram um novo iPhone; 20% migraram para Android; 1% foi para Windows Phone; e 1% regrediu para feature phones.

A pesquisa analisou também os dados sobre mudança de sistema operacional entre aqueles usuários que ao mesmo tempo trocaram de operadora móvel. Neste caso, há uma diferença significativa a favor do Android: 79% dos usuários do sistema do Google que trocaram de operadora e de telefone optaram por continuar com Android; enquanto entre os usuários de iPhone apenas metade (51%) permaneceu fiel ao iOS e 43% optaram por um smartphone Android.