A Alphabet planeja uma grande expansão operacional com uma segunda sede em San Jose, Califórnia. O plano foi apresentado junto à prefeitura da cidade norte-americana na última quinta-feira, 10, em um espaço de 80 acres que terá escritório e casas para os funcionários da empresa.

Com uma expectativa de usar um espaço de 2,2 milhões de metros quadrados para o escritório e 5,9 mil casas, o projeto supera a proposta original do Google, de 1,7 milhão de metros quadrados e 5 mil casas. Ao todo, 25 mil funcionários e seus familiares devem morar no espaço.

Além das casas, o projeto também terá 1,1 mil quartos de hotéis, 15 acres de parques e área verde, ciclofaixa, reuso de água da chuva e de esgoto, além de um centro de transporte multimodal. Desde 2017, a companhia gastou mais de US$ 1,4 bilhão com a compra de empreendimentos mobiliários na região, segundo a rede CNBC.

A investida da Alphabet vem encarando resistência entre os moradores da região, que reclamam pelo aumento de preço das casas, o mais caro dos Estados Unidos. Os cidadãos chegaram a fazer protestos contra o projeto, durante a reunião de acionistas da empresa.