| Publicada originalmente no Teletime | Reunindo uma série de fornecedores da cadeia de telecom, a Global Mobile Suppliers Association (GSA) iniciou um grupo especial de interesse (SIG, na sigla em inglês) para o mercado de redes privativas.

EricssonHuawei Nokia são os membros fundadores da iniciativa, que também recebeu adesão da Mavenir, da Keysight Technologies e da Private5GandLTE como membros permanentes. Novos fornecedores podem ser anunciados nos próximos meses.

Entre os objetivos do grupo está a agregação de dados sobre redes privativas e o mapeamento de projetos. Hoje, a GSA identifica pelo menos 889 organizações implantando redes do gênero em LTE ou 5G ao redor do mundo. Pelo menos 66 operadoras de 70 países/territórios estão envolvidas nos projetos.

A manufatura (com 165 redes privativas em implementação) tem liderado o interesse pelo recurso globalmente, seguida pelo segmento educacional (95), utilities (71) e mineração (64). Quatro dos projetos mapeados estão no Brasil, que é destacado como uma das nações com planejamento de espectro dedicado para uso da indústria.