| Publicada no Teletime | As empresas VMware e NTT foram selecionadas como parceiras da Vivo em um amplo projeto da operadora (o Vivo Telco Cloud) para modernização e virtualização de redes e infraestrutura.

Já em andamento, a implementação é fruto de um trabalho de dois anos que envolveu testes laboratoriais e debates técnicos. Com o Vivo Telco Cloud, a empresa espera integrar, implantar e gerenciar funções virtuais de rede (NFVs) e funções nativas de nuvem (CNFs) com ajuda dos parceiros.

“É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G”, afirmou, em comunicado, o diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, Elmo Matos. “Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”.

Já a NTT foi selecionada para ser responsável pelo Project Management Office (PMO) da iniciativa, incluindo a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

Flexibilidade

Pelo lado da VMware, a expectativa é que a parceria traga maior flexibilidade aos times técnicos da Vivo a partir da plataforma “robusta” construída pela provedora de software e serviços a partir da VMware Telco Cloud Platform.

Com a infraestrutura definida por software e baseada em NFV e CNF, a Vivo poderá adotar abordagem que habilite o uso de containers em redes de telecomunicações, de acordo com a fornecedora. As soluções já teriam sido provadas em ambientes de produção ao longo do período de testes da parceria.