Entrada do MWC, em Barcelona, de 2019

A GSMA cancelou nesta quarta-feira, 12, o maior evento sobre tecnologia móvel do mundo, o Mobile World Congress 2020 (MWC 2020) por conta das ameaças do coronavírus. A decisão foi tomada após uma reunião que durou quase seis horas e na qual participaram 26 representantes dos principais operadores de telecomunicações de todo o mundo que compõem o órgão de governança da GSMA. Confira aqui o procunciamento da associação.

A Bloomberg informa que o CEO da GSMA, John Hoffman, disse que o surto do novo coronavírus tornou “impossível” a realização do congresso. O MWC acontece tradicionalmente em Barcelona e estava programado para os dias 24 a 27 de fevereiro.

“Com o devido respeito ao ambiente seguro e saudável de Barcelona e do país anfitrião, hoje, a GSMA cancela o MWC Barcelona 2020 porque a preocupação global com o surto de coronavírus, a preocupação com viagens e outras circunstâncias, impossibilitam a GSMA de realizar o evento”.

Segundo o site do El País, apesar de sempre declararem o apoio à realização do evento, os órgãos governamentais respeitam e entendem a decisão. “Continuaremos trabalhando com as autoridades locais em uníssono e nos apoiaremos no Mobile World Congress 2021 e em edições futuras”, completou Hoffman.

A GSMA tomou a decisão depois de o novo coronavírus provocar o êxodo de vários participantes. A 33ª edição do congresso seria marcada por lançamentos de novos dispositivos e serviços ligados ao 5G.

A LG retirou-se do MWC no início de fevereiro e a ZTE cancelou um evento de imprensa planejado devido aos temores do coronavírus. A Ericsson, um dos maiores expositores, também se retirou da feira, antes de Sony, Amdocs, CommScope, Nvidia, Viavi e a NTT Docomo  acompanharem e cancelarem as aparições. Facebook, Cisco, Nokia, BT e HMD também cancelaram nesta semana.

É a primeira vez na história de 33 anos do MWC que os organizadores cancelam o evento, que costuma atrair mais de 100 mil participantes de todo o mundo para conferir as últimas inovações, abordar investidores e fazer negócios. Segundo o site The Verge, o Mobile World Congress tem um grande impacto econômico de 492 milhões de euros, além de gerar 14,1 mil empregos em meio período. O valor mais barato do ingresso é de 799 euros e o mais caro, 2.699 euros.