O Google apresentou nesta quinta-feira, 12, o Gboard (iOS), um teclado virtual para iPhone que inclui um botão de busca. A ideia é evitar que o usupario precise sair de um app de comunicação para realizar uma busca no Google e depois copiar e colar o resultado. No Gboard há um botão para realizar uma busca dentro do próprio teclado, sem sair do app onde se está digitando. Lançado inicialmente apenas em inglês nos Estados Unidos, o app permite ao usuário digitar palavras deslizando o dedo.

Nas pesquisas é possível encontrar lojas e restaurantes, imagens e vídeos, ver a previsão do tempo, notícias, resultados esportivos e fazer as habituais pesquisas do Google. Contudo, a vantagem é que ao buscar direto do teclado, o usuário pode compartilhar com outras pessoas. Ainda destaca-se a opção de buscas de GIFs, permitindo adicionar rapidamente as curtas animações a uma conversa.

As buscas são feitas diretamente pelos servidores do Google, ou seja, a opção de busca funciona apenas quando o usuário está conectado em uma rede Wi-Fi ou móvel. Por outro lado, todas as funcionalidades funcionam com quaisquer aplicativos de conversação por texto. O Google afirma que em breve o Gboard deve ganhar novas versões com mais idiomas.