O armazenamento de dados corporativos em dispositivos móveis se tornou uma dor de cabeça para os gerentes de tecnologia da informação (TI). Uma pesquisa encomendada pela Check Point com cerca de 800 profissionais de TI dos EUA, Canadá, Reino Unido, Japão e Alemanha revelou que em 79% das empresas entrevistadas registraram alguma ocorrência de segurança envolvendo dispositivos móveis de seus funcionários nos últimos 12 meses. De acordo com a pesquisa, 52% disseram que tais incidentes geraram perdas de mais de US$ 500 mil nos últimos 12 meses.

O problema mais comum é o roubo ou a perda de dispositivos com informações corporativas, seguido de códigos maliciosos instalados no device, redes Wi-Fi inseguras e navegação em sites não seguros. A maior preocupação dos gerentes de TI não se refere a cybecriminosos, mas a funcionários desleixados, apontados por 66% dos entrevistados como sendo os principais responsáveis pelos incidentes.

O resultado é alarmante se considerado o crescente uso de dispositivos móveis para armazenar dados corporativos. Em um intervalo de um ano, de acordo com a mesma pesquisa, o percentual de empresas que permitem acesso ao email corporativo em dispositivos móveis subiu de 79% para 88%; o de armazenamento de contatos de colegas e clientes passou de 65% para 74%; dados de clientes, de 47% para 53%; informações corporativas em apps, de 32% para 49%; dados de acesso à rede corporativa, de 38% para 48%; documentos confidenciais, de 28% para 33%.

BYOD

Esta é a segunda pesquisa anual realizada pela Check Point sobre segurança móvel. Em comparação com a primeira, divulgada um ano atrás, o percentual de empresas com dispositivos móveis conectados às suas redes subiu de 89% para 93%. 67% das empresas permitem que seus funcionários conectem dispositivos móveis pessoais à sua rede corporativas e 63% destes não têm qualquer controle sobre o uso desses devices. 45% das companhias que permitem o acesso de dispositivos pessoais disseram que seu uso no ambiente corporativo cresceu mais de cinco vezes nos últimos 12 meses.