O Taxibeat, aplicativo móvel para chamada de táxi, adaptou a sua mais recente versão em iOS para o uso por deficientes visuais. O app agora está totalmente compatível com a opção "voice over" do iPhone, ferramenta de acessibilidade oferecida pelo smartphone. Com um toque na tela, é lido em voz alta o botão existente. Com dois toques, ele é apertado. Até mesmo os ícones de serviços prestados por cada taxista são lidos pelo sistema. O deficiente visual consegue não apenas chamar um táxi, mas escolher o taxista de sua preferência a partir da lista gerada com aqueles que estão mais próximos e dar a sua nota ao fim da corrida, tudo a partir do "voice over".

Desde a sua primeira versão, o Taxibeat oferece comandos compatíveis com o "voice over". Com o passar do tempo e diversas atualizações, novos comandos não foram incluídos. O problema foi resolvido na atualização mais recente, lançada no fim de junho. "Na nova versão fizemos uma grande revisão do código para deixar o app 99,99% compatível com voice over", explica Sandro Barretto, gerente de marketing da Taxibeat. A adaptação foi incentivada por um usuário cego da Grécia, país de origem do aplicativo. "Ele já realizou mais de 500 corridas com o Taxibeat", relata Barretto.

A empresa não faz ideia de quantos deficientes visuais utilizam o app no Brasil. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que haja 1,15 milhão de brasileiros com algum tipo de cegueira.

O Taxibeat já ultrapassou a marca de 150 mil downloads no Brasil. O serviço está disponível no Rio de Janeiro e em São Paulo.