Os usuários do app de trânsito Waze agora podem compartilhar seu trajeto em tempo real com amigos. A novidade faz parte da última atualização do app e aparece como um botão chamado "enviar percurso" no menu principal. Ao clicar, o usuário escolhe entre seus contatos com quais deseja compartilhar seu trajeto. Os nomes selecionados recebem um SMS com um link que abre uma página web onde se pode acompanhar o deslocamento do usuário sobre um mapa. O compartilhamento vale somente para aquela viagem e pode ser interrompido a qualquer momento pelo motorista.

Outra novidade é a função "enviar local". Neste caso, é enviado um mapa com a localização do usuário naquele momento. Há também opções rápidas para compartilhamento de endereços pré-gravados no Waze, como casa e trabalho. Quem receber esses compartilhamentos dentro do Waze pode solicitar com um clique a rota para chegar até o endereço dentro do app. É possível também compartilhar via Bluetooth, email ou de várias outras formas.

Identidade

Junto com as novas funções, o Waze passou a confirmar o número telefônico de seus usuários, o que é feito através do envio de um código por SMS. Ao mesmo tempo, o app agora pede para ter acesso à agenda telefônica do usuário, para facilitar o compartilhamento com contatos que eventualmente não tenham Waze ou Facebook, rede social que está integrada ao app.