Hand Talk é um aplicativo para converter palavras e frases inteiras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A tradução é feita a partir de palavras escritas, fotografadas ou faladas no microfone do celular. Quem faz os sinais é um simpático personagem animado, o Hugo. É possível girá-lo, para ver a execução dos sinais sob diferentes ângulos, e também controlar a velocidade das suas mãos, o que é fundamental para os iniciantes. Há ainda uma tecla para replay, que é recorrentemente necessária.

Fiquei impressionado com a rapidez com que é feita a tradução e com o vasto vocabulário disponível. Quando se trata de uma palavra sem um sinal correspondente, o personagem a soletra em sinais.

Cabe destacar que o Hand Talk não substitui um curso de Libras. Ele funciona mais como um tradutor rápido, para quem quer aprender algumas palavras. A linguagem de sinais é útil não apenas para a comunicação com pessoas com deficiência auditiva, mas também pode ajudar no aprendizado daquelas com qualquer tipo de dificuldade de expressão através da linguagem oral.

Hand Talk para iOS

Hand Talk para Android

Hand Talk para BlackBerry