Wi-Fi

O Wireless Broadband Alliance (WBA), órgão internacional da indústria dedicado ao desenvolvimento de serviços e padrões de Wi-Fi, comunicou nesta quinta-feira a conclusão de cinco implantações de teste de Wi-Fi 6 em diversos mercados. Os testes mostram que o Wi-Fi 6 com canais mais amplos de até 160 MHz atinge até 9,6 Gbps (em comparação com 3,5 Gbps no Wi-Fi 5). Os testes também comprovaram, segundo a WBA, que o Wi-Fi 6 oferece melhor confiabilidade, menor latência, comportamento mais determinístico e melhor eficiência de rede, especialmente em ambientes com muitos dispositivos conectados.

Os testes foram executados nos seguintes tipos de áreas:

  • Indústria: a Mettis Aerospace trabalhou com Broadcom, Cisco, iBwave e Intel para implantar Wi-Fi 6 em um ambiente industrial denso com metais pesados, altas temperaturas e maquinário móvel. Neste ambiente simulado as gerações anteriores de Wi-Fi não funcionavam bem. O teste do Wi-Fi 6 demonstrou confiabilidade, cobertura, rendimento e latência muito aprimorados para oferecer suporte a aplicativos de missão crítica.
  • Shoppings de alta densidade: a SK Telecom implantou o Wi-Fi 6 para melhorar a conectividade dos consumidores, aumentar a qualidade da experiência para áreas densamente povoadas e fornecer alto rendimento para serviços de mídia imersivos. O Wi-Fi 6 reduziu a latência em 80%, reduziu a flutuação da taxa de transferência e melhorou a confiabilidade do serviço para os clientes.
  • Unidades unifamiliares e multifamiliares: CableLabs, Intel e Kyrio implantaram Wi-Fi 6 em uma área residencial de uso misto para aumentar a experiência do usuário em uma rede Wi-Fi carregada. Sem entrar em detalhes, a WBA informou que o Wi-Fi 6 entregou um aumento significativo na taxa de transferência, permitindo a entrega de vários vídeos 4K com qualidade superior na comparação com as outras gerações de Internet sem fio.
  • Educação em áreas rurais: C-DOT e Intel implantaram Wi-Fi 6 em uma escola rural na Índia para aprimorar novas tecnologias de aprendizagem e melhorar a cobertura de sinal e desempenho de streaming. O Wi-Fi 6 melhorou a taxa de transferência em mais de 50% em toda a rede.
  • Centros de transporte como o Aeroporto John Wayne: Nos EUA, Boingo, Cisco e Samsung trabalharam juntas para lançar o Wi-Fi 6 no Aeroporto John Wayne. Após a implantação do SNA, a Boingo mudou suas tecnologias de Wi-Fi 6 de testes para operações comerciais e, mais recentemente, a Boingo anunciou uma implantação comercial em todo o aeroporto de Wi-Fi 6 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.