Está chegando aos poucos às App Stores do mundo inteiro nesta quarta-feira, 13, o aguardado game para iOS da Firemonkey, Real Racing 3. O simulador de corrida de carros tem como principais atrativos dois fatores: gráficos comparáveis ao de consoles domésticos e o fato de ser gratuito para baixar. Isso mesmo: a produtora (parte da Electronic Arts, uma gigante do setor de jogos eletrônicos) decidiu oferecer o jogo no modelo de negócios freemium.

O termo freemium significa que é possível jogar sem pagar nada, se assim o usuário quiser. Mas há opções de compras dentro do aplicativo que permitem avançar mais rápido no game. É um dos primeiros casos de títulos na App Store com grande apelo aos usuários hardcore a adotar esse modelo, o que acabou gerando críticas de fãs, mas elogios de jogadores mais casuais.

Real Racing 3 é muito esperado também porque conta com gráficos antes só encontrados em consoles, como o PlayStation 3 e Xbox 360. Agora os carros geram reflexos em tempo real, contando inclusive com espelhos retrovisores funcionais nas visões internas. As texturas estão mais realistas, o jogo roda com fluidez maior e a física está mais próxima da realidade. Além de carros reais (com marcas como Porsche e Lamborghini), agora há pistas também reais, como a de Laguna Seca, nos Estados Unidos, e Spa Francorchamps, na Bélgica.

Outra inovação é o sistema Time Shifted Multiplayer, que permite salvar o desempenho e o comportamento dos usuários para partidas online não simultâneas, mas trazendo interação entre os carros na pista. O recurso une o desempenho original do jogador com elementos de inteligência artificial para simular as interações (por exemplo, batidas em uma troca de posições na corrida que não haviam acontecido originalmente).

Isso tudo é resultado de dois anos de desenvolvimento no estúdio australiano, uma joint venture das empresas Firemint e da Iron Monkey. Com proximidade com a Apple (o jogo foi a principal demo técnica apresentada no lançamento do iPhone 5) e com a batuta da Electronic Arts, a Firemonkey tem nas mãos uma franquia com potencial de rivalizar lançamentos premium em consoles.

Real Racing 3 ainda não está disponível na App Store brasileira, mas deverá aparecer para download até a quinta-feira, 14. O jogo é universal, ou seja, roda no iPhone, iPod touch e iPad; e deverá ter em breve uma versão para Android. 

Atualização: contrário ao que publicamos, o game só estará disponível na App Store brasileira (e na loja da Europa e dos Estados Unidos) e no Google Play no dia 28 de fevereiro. Atualmente, o download só está disponível na loja de aplicativos da Apple em alguns países asiáticos e na Oceania.