De acordo com a ScientiaMobile, 82,5% dos sites indicam para os usuários de smartphones assistirem a vídeos em formato de retrato (tela em pé). Por outro lado, 17,5% indicam para assistir a vídeos em modo paisagem (tela deitada). Em tablets, as proporções são de 44,4% em formato paisagem contra 55,6% em retrato.
Os dados foram obtidos após uma investigação de 3,9 milhões de visitas dos usuários de handsets a páginas na web com vídeos ao longo do quarto trimestre de 2018.
Quando observado a reação dos usuários, se eles mudam a posição do smartphone ou tablet para ver vídeos, 78% começaram o vídeo no padrão de paisagem, enquanto 22% dos consumidores começaram a reprodução no formato de retrato e depois migraram para paisagem.
Nota-se ainda uma vasta diferença entre usuários com dispositivos de telas pequenas e telas grandes. Consumidores com equipamentos com telas entre 4 e 8 polegadas têm uma preferência por ver mais vídeos em retrato, em percentuais acima de 75% e chegando a 90%. Em telas maiores – leia-se tablets – a preferência é por assistir a vídeos em formato de paisagem, partindo de 42,5% até 93,9%.

NFC

A ScientiaMobile observou ainda que 73% da base de smartphones tem o Near Field Communication (NFC) instalado, um aumento considerável quando comparado com o quarto trimestre de 2015 que era 54%. Percebe-se que o percentual de devices Android manteve-se igual, ou seja, 61%, no período de 2015 a 2018. Já nos dispositivos iOS, a base saltou de 36% para 96%.
Por região, o continente com maior proporção de smartphones com NFC em sua base é a Oceania, com 87%. A América do Sul é a pior: apenas 52% dos devices têm NFC. Entre os fabricantes, Apple, Sony e Google são os que mais têm dispositivos com NFC, enquanto LG, Alcatel, Xiaomi e Oppo são aqueles que reduziram o suporte ao sensor de proximidade.