O Magazine Luiza (Android, iOS) lançou nesta semana dois produtos financeiros: o cartão de crédito para empresas e o empréstimo para pessoas físicas. A partir desses dois lançamentos, a vertical financeira da varejista passa a operar com nova marca, Fintech Magalu, que já possui 16 milhões de clientes únicos, entre empresas e pessoas físicas.

A Fintech Magalu é resultado da integração da processadora de pagamentos Bit55, da Stoq, empresa de tecnologia para o varejo, e Hub Fintech, plataforma que permite que uma empresa ofereça serviços financeiros e que foi adquirida no final de 2020, além de agregar a operação da Luizacred.

Seus cerca de 16 milhões usuários detêm 9 milhões de contas digitais e 7 milhões de cartões de crédito. Em 2021, o volume total de transações (TPV) processados pela Fintech Magalu somou R$ 65 bilhões – o que considera a operação de cartão de crédito pessoa física na parceria com a Luizacred, a subadquirência do marketplace, e outros serviços financeiros (Banking as a Service) prestados para diversas companhias.

Cartão de crédito

O cartão de crédito voltado para empresas tem foco nos mais de 160 mil vendedores da companhia. E o crédito para PF é oferecido diretamente no app da varejista.

De acordo com dados do Magalu, 3% da base brasileira de cartões de crédito são corporativos. Para entrar neste mercado, a varejista acredita que chega com vantagem – ampliando o mercado e reduzindo as chances de risco – por conta do seu conhecimento profundo dos vendedores no seu marketplace. No entanto, o produto ainda não foi lançado para todos  e está em fase de pré-lançamento. Aqueles interessados podem se inscrever em uma lista de espera, por meio de um convite, que será enviado nos próximos dias pelo Magalu.

Empréstimo

No caso de empréstimos, a Fintech Magalu utiliza sua base de dados dos consumidores. Vale dizer que o app da varejista possui 45 milhões de usuários ativos mensais. Neste caso, o cliente que solicitar o crédito pelo aplicativo tem seu perfil analisado e a quantia é liberada diretamente no MagaluPay, sua conta digital. Vale dizer que a varejista já pré-aprovou 10 milhões de pessoas.

Na frente de produtos voltados a empresas, a Fintech Magalu é responsável, por exemplo, pela operação de pagamento a caminhoneiros e transportadores da CargoX. A Fintech Magalu conta com o suporte de cerca de 1,5 mil lojas físicas do Magalu espalhadas pelo Brasil. Nesses pontos, é possível fazer saques ou tirar dúvidas sobre os produtos financeiros oferecidos.