A Claro está disposta a se tornar mesmo referência no Brasil no que diz respeito à quarta geração (4G) de telefonia celular. Depois de ser a primeira a requisitar propostas para a construção da sua rede, a primeira a escolher seus fornecedores e a primeira a botar antenas 4G em operação no Brasil, ainda que em caráter experimental e em poucas cidades, a empresa provavelmente será também a primeira a oferecer planos de dados 4G por aqui. Sua meta é lançar os planos até o fim deste ano. A informação aparece em um portal criado pela companhia e lançado nesta quinta-feira, 13, com o objetivo de tirar dúvidas dos consumidores finais sobre a tecnologia.

Uma das perguntas presente no portal é: "Quando eu poderei assinar um plano 4G da Claro?" A empresa responde:  "A Claro está trabalhando a todo vapor para disponibilizar o 4G em algumas cidades até o final de 2012, porém o prazo para implantação do 4G dado pela Anatel é abril de 2013, nas cidades que sediarão a Copa das Confederações."

O portal traz ainda informações sobre aparelhos 4G e velocidades de transmissão, além de republicar notícias da imprensa sobre o tema. O site está disponível no endereço http://claro.com.br/4g e conta com versões adaptáveis a vários tamanhos de tela de celulares e tablets.

Vale lembrar que a Claro também foi a primeira operadora brasileira a lançar uma rede 3G, no final de 2007. Para quem quiser se lembrar, veja como a operadora divulgou a novidade na época, em um comercial na TV.