A falsificação não é um problema que afeta apenas produtos físicos, como cigarros, bolsas e brinquedos, mas também digitais, como aplicativos móveis. A Trend Micro, empresa de segurança on-line, alerta para a existência de apps falsos disponíveis para a venda na App Store, loja de aplicativos da Apple.

O exemplo citado pela empresa é a falsificação do app "Akinator the Genie", cuja versão pirata tem quase o mesmo nome: "Akinator Genie". Ambos custam US$ 1,99. O original se propõe a descobrir o que o usuário está pensando, a partir das respostas a algumas perguntas. O falso simplesmente tenta adivinhar a forma geométrica que o usuário pensou, dentre três opções apresentadas – o que é feito de maneira completamente aleatória. O original recebe comentários elogiosos na App Store, enquanto o falso coleciona reclamações.

Além da óbvia falta de ética de quem criou a versão falsa, pegando carona no sucesso alheio e ludibriando os consumidores, existe um prejuízo à imagem do desenvolvedor original, pois nem sempre o usuário entenderá que pagou por uma farsa. Isso pode provocar um dano irreversível, afetando outros lançamentos futuros do desenvolvedor original.

O alerta aponta também para o fato de a Apple não ter um controle tão cuidadoso assim sobre o que pode ou não figurar em sua loja, ao contrário do que se pensa.