O Ministério das Comunicações divulgou a lista dos 100 vencedores da segunda edição do concurso Inovapps, que premia projetos de apps voltados para utilidade pública. Cada um dos vencedores receberá R$ 50 mil do governo federal.

O aplicativo mais bem colocado se chama "Preço Justo" (Android), da categoria Direito e Defesa do Consumidor, com média final 9,18. Dos 100 apps escolhidos, 96 são para Android; 62, para iOS; 23, para Windows Phone; e quatro, para Ginga (o concurso também era aberto para apps de TV digital). Veja a lista completa no site do Minicom.

Ao todo, foram avaliados 527 projetos. As categorias disponíveis eram Saúde; Educação/Ensino; Cultura; Direitos e Defesa do Consumidor; Aferição de Qualidade de Serviços e Políticas Públicas; Tratamento de Indicadores de Políticas Públicas; Meio Ambiente; Mobilidade Urbano; Turismo e Grandes Eventos; Participação Social; e Assistência Social.

Pelo edital, havia um limite de no máximo 20 premiados em uma única categoria, o que acabou deixando alguns projetos de Educação de fora, mesmo tendo recebido notas melhores que outros, porque essa foi a categoria mais concorrida. Os critérios de análise foram: aderência à temática, utilidade pública, projeto, inovação e criatividade, viabilidade técnica, usabilidade e jogabilidade.

O concurso INOVApps faz parte da Política Nacional de Conteúdos Digitais Criativos. O objetivo é potencializar a criação de novas empresas no ramo e fomentar a produção científica e tecnológica da área. Esta é a segunda edição da iniciativa, que no ano passado premiou 50 projetos de aplicativos.