O brasileiro ainda navega mais na Internet utilizando computadores, mas esse comportamento pode estar a caminho de uma mudança. De acordo com relatório da comScore divulgado nesta quinta-feira, 14, houve um grande aumento na participação dos dispositivos móveis. Em dezembro de 2011, esses aparelhos respondiam por cerca de 1% da navegação na Web, com os 99% restantes com os PCs e laptops. Um ano depois, os smartphones e tablets já correspondem a quase 6% de toda a utilização da rede.

Por sinal, os telefones inteligentes foram responsáveis por 3% da navegação total em dezembro do ano passado. Os tablets não estão muito longe, com 2% de participação. “Claramente é uma tendência de mais consumo de Internet em dispositivos móveis”, afirma o gerente geral da comScore para o Brasil, Alex Banks. Segundo ele, a categoria de notícias e informações é uma das mais consumidas em aparelhos móveis.

A proporção no Brasil ainda é pequena, mas mostra uma melhora significativa. Entretanto, comparando-se com o mercado dos Estados Unidos, não é uma diferença tão grande. Em dezembro de 2011, os PCs correspondiam a 93% da navegação na web. Em dezembro de 2012, esse percentual caiu para 85%. A participação por dispositivo no ano passado foi de 9% para smartphones e 5% para tablets.