A prefeitura de Itajubá/MG e a Smarkio estão desenvolvendo um assistente virtual para atendimento de saúde relacionado à Covid-19. A cidade mineira abriu um canal de atendimento online para a população local no qual trabalham 20 profissionais de diferentes especialidades, como assistência social, psicologia, nutrição, educação física etc. Eles tiram dúvidas dos habitantes sobre a doença e sobre como se manter saudável, física e mentalmente, durante o período de quarentena.

O canal foi lançado há cerca de três semanas no site da prefeitura de Itajubá e registra em média 100 atendimentos por dia. Nesta primeira fase, as conversas mantidas pelos profissionais e os habitantes de Itajubá servem de treinamento para o desenvolvimento do assistente virtual, a partir de ferramentas de machine learning e processamento de linguagem natural da Smarkio. Em breve, o bot entrará no ar para cuidar de parte do trabalho, direcionando para o atendimento dos profissionais somente quando necessário.

“No decorrer do tempo, vamos colocando o sistema cognitivo no lugar das pessoas. Conforme ele vai ficando mais inteligente, a gente vai adicionando funcionalidades para o usuário”, explica Alex Rocha, cofundador da Smarkio, em conversa com Mobile Time.

O desenvolvimento do bot está sendo feito de graça pela Smarkio. Itajubá foi escolhida por abrigar seu centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, onde trabalham 50 engenheiros da Smarkio. “Foi um jeito que encontramos de agradecer a cidade por ter nos apoiado nesses quatro anos de atividade”, comenta Fernando Wolff, CEO e cofundador da Smarkio. A empresa vai disponibilizar o bot também gratuitamente para implementação em outras cidades que se interessarem.

Outros projetos

A Smarkio está contribuindo com o desenvolvimento de outros dois assistentes virtuais cognitivos relacionados à pandemia. Um deles vai servir ao projeto “Ajude o pequeno“, um marketplace que fomenta a compra junto a pequenos produtores e estabelecimentos locais. O outro será utilizado para angariar doações para a compra de cestas básicas para a população carente de Itajubá.