Anatel; Carlos Baigorri

Carlos Baigorri. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Em cerimônia de posse fechada, na manhã desta quinta-feira, 14, no Ministério das Comunicações, Carlos Manuel Baigorri assumiu a presidência da Anatel. No mesmo evento, Artur Coimbra também foi empossado como integrante do conselho diretor da agência. O decreto foi publicado na noite de quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União. Já a solenidade oficial deverá acontecer no início de maio.

No evento, que contou com a presença do ministro Fábio Faria, Baigorri agradeceu sua indicação para o cargo – seu nome é uma aposta do presidente Jair Bolsonaro – e lembrou dos desafios que estão por vir, com especial destaque à implantação do 5G.

O recém-empossado presidente da Anatel é graduado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado e doutorado em economia de empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Ele é servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde já foi superintendente-executivo, superintendente de competição, superintendente de controle de obrigações e chefe da assessoria técnica. Desde outubro de 2020 é conselheiro da agência.

A duração do mandato de Baigorri na presidência da Anatel ainda está em julgamento em processo no TCU (Tribunal de Contas da União).