A Certisign acaba de lançar uma versão móvel do seu certificado digital para pessoas jurídicas e físicas, na forma de aplicativo para iOS – a versão para Android virá nas próximas semanas. A solução de identidade móvel da certificadora substitui a necessidade do uso do cartão chipado, como é feito hoje com os cerca de 7 milhões de certificados digitais válidos no País.

A identificação através do app é simples. Nos sites que estiverem integrados com o sistema, basta informar o CPF ou CNPJ e logo aparecerá no smartphone do usuário um aviso sobre a transação. Basta confirmar com uma senha no aparelho, ou mesmo sua impressão digital, no caso do iPhone. "Muita gente deixa seu cartão com o contador para a emissão de notas fiscais. Com o Mobile ID o contador poderá emitir as notas, mas o usuário terá controle de tudo, pois vai precisar aprová-las no smartphone", comenta Maurício Balassiano, diretor de tecnologia da Certisign.

A certificação digital de pessoa física pode conter diversos dados pessoais, como CPF, RG, endereço e até título de eleitor. Os dados são confirmados no ato da emissão do certificado, presencialmente, em um dos 1,5 mil pontos autorizados da Certisign no País. Toda a transação assinada com certificado digital tem validade jurídica no Brasil.

O próximo passo da Certisign é negociar com as teles a adoção do certificado digital dentro do SIMcard. Isso ajudaria a popularizar o serviço junto ao usuário final e permitiria, ao mesmo tempo, a utilização em aplicações que requerem maior segurança, por envolver não apenas uma chave em software, mas armazenada em um hardware – no caso, o SIMcard. "Há dois benefícios para as teles: fidelizariam seus usuários e poderiam gerar receita com as transações", diz o executivo.